Free cookie consent management tool by <a href="https://www.termsfeed.com/">TermsFeed
Bruxelas

Onde ficar em Bruxelas? Os 5 melhores bairros e sugestões de hotéis

Bruxelas é uma das maiores cidades da Europa. Pode não ser assim tão grande em termos de população, mas é enorme em cultura, importância e história. Bruxelas é a capital da Bélgica e também a sede da União Europeia.

Conhecida pela cerveja, waffles e chocolate, Bruxelas é um centro de excelente gastronomia. Pode passar dias inteiros a explorar a extensa cena culinária desta cidade.

Para além da sua cultura culinária, Bruxelas é uma cidade bonita, com uma arquitetura elegante, um excelente sistema de transportes públicos e paisagens fantásticas.

Como há muito para fazer na cidade, é preciso dar prioridade ao que é mais importante para si. Se não passar mais de uma semana na cidade, há uma boa hipótese de não conseguir ver tudo.

A melhor maneira de o fazer é ficar no bairro certo. Aqui estão cinco dos melhores bairros para ficar quando visitar Bruxelas!

 

Neste guia de viagem:

 

Grote Markt de Bruxelas

Centro da cidade

Melhor área para: História, estadia central, vida nocturna

Todos os visitantes de Bruxelas visitarão o centro da cidade em algum momento da sua estadia. Então, porque não ficar aqui? Há muitos aspectos positivos em escolher ficar no centro da cidade.

A praça principal, no centro, é a parte mais emblemática da cidade. Aqui pode passar horas a passear e a descobrir Bruxelas.

A famosa Câmara Municipal de Bruxelas também está localizada aqui. É verdadeiramente um espetáculo a contemplar. À volta da praça há cafés e restaurantes incríveis que aperfeiçoaram a comida que torna Bruxelas famosa.

Embora seja bastante caro devido à elevada densidade de turistas, desde que escolha alguns dos produtos básicos, vale a pena.

De um modo geral, este é um dos bairros mais movimentados de Bruxelas. É possível passar dias sem sair desta zona, porque há muita coisa amontoada no centro da cidade.

Algumas destas atracções incluem o Mont des Artes, o Museu Real de Belas Artes, a Place Royal e muito mais.

O melhor sítio para ficar no centro da cidade

Bem-vindo ao hotel. Endereço: Brandhoutkaai 23, 1000 Bruxelas, Bélgica.

 

Avenue Louise Bruxelas

Avenida Louise

Melhor área para: Luxo, Compras, Jantar

Um dos melhores sítios para gastar dinheiro a sério é a Avenue Louise. Esta é uma zona bastante sofisticada que tem muitas lojas, boutiques e cafés.

Praticamente todos os visitantes de Bruxelas passam por este bairro, quer seja para fazer compras ou simplesmente para passear e apreciar as vistas.

O bairro tem o nome da própria avenida onde se situam todas estas atracções. Praticamente todos os estilistas e marcas de luxo estão presentes aqui. Sim, encontrará aqui Gucci, Versace e todas as outras marcas de design, mas há também uma boa dose de história à mistura.

Há uma enorme estátua de bronze que celebra a libertação de Bruxelas e que não deve ser perdida. Há também o Jardim do Rei e a Torre Louise, que realmente se destacam e fornecem um contexto histórico para a área.

Para além das lojas de luxo, é aqui que se encontram algumas das melhores cozinhas da Bélgica. Há demasiadas opções para as enumerar todas, pelo que pode passar muito tempo e energia simplesmente a comer e a explorar este lado da cultura.

Melhor lugar para ficar em Avenue Louise

Hotel Made in Louise. Endereço: Veydstraat 40, 1050 Bruxelas, Bélgica.

 

Ixelles

Ixelles

Melhor bairro para: Diversidade, moderno, estudantes

Ixelles é uma zona fantástica para ficar se quiser estar perto da ação principal mas não quiser ficar no centro da cidade. Estará muito perto de todas as paragens principais, mas este bairro é um pouco mais calmo e tranquilo.

No entanto, isso não significa que não haja coisas para fazer. Parte deste bairro é conhecida como Matonge e tem excelentes opções de vida nocturna. Esta área é composta por muitos estudantes universitários, por isso é bastante animada.

As outras subdivisões são bastante calmas e são excelentes locais para comer, fazer compras e relaxar. Existem alguns complexos comerciais populares que são muito fixes e oferecem algumas áreas públicas excelentes para explorar.

Melhor lugar para ficar em Ixelles

Hotel Zoom. Endereço: Eendrachtstraat 59-61, 1000 Bruxelas, Bélgica.

 

Bairro europeu de Bruxelas

Bairro europeu

Melhor área para: Negócios, História

Um local fabuloso para os visitantes internacionais é o Bairro Europeu. Este é um bairro super moderno que foi atualizado para se adaptar às necessidades dos turistas internacionais.

Uma grande parte dela é a Praça do Luxemburgo. Também conhecida como Plux, é uma grande estação de comboios que também serve de ponto de encontro público.

Há uma série de pontos de interesse no Bairro Europeu que valem bem uma visita. Estes incluem a Place Jean Rey, Le Grand Central, Residence Palace e Place Jourdan.

Cada uma é única à sua maneira e oferece paragens interessantes ao longo da sua viagem pela Bélgica. Ao longo do caminho, deve saborear o máximo possível da gastronomia local. O Residence Palace tem uma cozinha incrível que enriquecerá a sua tarde.

Este é um bairro que deve visitar, independentemente do local onde decidir ficar.

O melhor sítio para ficar na Bairro europeu

Aloft Brussels Schuman. Endereço: Place Jean Rey, 1040 Bruxelas, Bélgica.

 

Sablon Bruxelas

Sablon

Melhor área para: Cultura, Luxo, Famílias

Por último, mas não menos importante, temos o Sablon. Este é um bairro muito sofisticado que tem alguns pontos de interesse interessantes. Um deles é a igreja Notre Dame du Sablon.

Trata-se de um edifício deslumbrante e difícil de perder. Mesmo que não seja uma pessoa religiosa, vale a pena visitá-lo só pelo contexto histórico.

Um sítio que não pode deixar de visitar se estiver alojado em Sablon é a Place du Grand Sablon. Trata-se de um mercado animado, aberto aos fins-de-semana, onde os agricultores e coleccionadores locais trazem os seus produtos para venda.

Desta praça também se tem uma óptima vista da igreja de Notre Dame du Sablon.

Há também uma série de museus aqui. Alguns exemplos são o Museu Judaico e o Museu Magritte. Ambos merecem uma visita para aprender mais sobre a história da região.

Entre todas as actividades, passe por alguns dos cafés, lojas de chocolate e restaurantes de luxo. Como se trata de um bairro bastante sofisticado, isso reflecte-se no preço.

Melhor alojamento em Sablon

9Hotel Sablon. Endereço: Rue De La Paille 2-8, 1000 Bruxelas, Bélgica.

 

Hotel Amigo Bruxelas

Onde ficamos críticos de viagens em Bruxelas

Quer saber onde os escritores de viagens de editoras como The New York Times, Frommer's, Fodor's e Lonely Planet ficam em Bruxelas? Veja a nossa visão geral de todos os hotéis, hostels e B&Bs recomendados em Bruxelas.

 

Barato

Train Hostel Schaerbeek.

"Este hostel único com 200 camas fica mesmo ao lado do Train World e os hóspedes podem dormir em confortáveis dormitórios quádruplos, em autênticos sofás em compartimentos de comboios reais ou optar pela suite de luxo retro numa carruagem equilibrada no telhado." - The Guardian.

Endereço: Georges Rodenbachlaan 6, 1030 Schaarbeek, Bélgica.

 

Classe média

Hotel The Augustin.

"Os 47 quartos desta grande villa de 1900 acabam de ser renovados de forma elegante e oferecem finalmente um endereço chique neste bairro em rápida mudança, perfeitamente localizado entre a estação ferroviária multicultural Midi e as atracções turísticas em torno da Grand Place." - The Guardian.

Endereço: Stalingradlaan 25-31, 1000 Bruxelas, Bélgica.

 

Luxo

Rocco Forte Hotel Amigo.

"Se tiver dinheiro para ficar aqui, o Amigo é definitivamente o sítio número um para ficar em Bruxelas. Tem tudo: a melhor localização no coração de Bruxelas, quartos lindamente decorados com vista para os telhados do Hotel de Ville, excelente serviço de uma equipa bem treinada e encantadora e excelente comida italiana no Ristorante Bocconi." - Frommer's.

Endereço: Vruntstraat 1-3, 1000 Bruxelas, Bélgica.

 

Atómio

Perguntas frequentes: dicas de hotéis em Bruxelas

Se está a visitar Bruxelas pela primeira vez, é provável que tenha muitas perguntas. Aqui está uma lista de respostas às perguntas mais frequentes dos visitantes de primeira viagem.

 

Qual é o melhor hotel boutique em Bruxelas?

Não é fã das grandes cadeias de hotéis? Não há problema! Se quiser ficar num hotel boutique em Bruxelas, então deve reservar o Made in Louise. O hotel foi muito bem avaliado por hóspedes anteriores pelo seu estilo boutique. Também foi recomendado por jornalistas de viagens influentes. Consulte também a nossa lista dos melhores hotéis boutique em Bruxelas.

 

Qual é o melhor hotel económico em Bruxelas?

Se procura um hotel económico em Bruxelas, então reserve o Jardin Secret. É um excelente hotel económico com uma boa relação preço-desempenho. Está numa boa localização, é recomendado por especialistas em viagens e tem excelentes avaliações de clientes. Consulte também a nossa lista dos melhores hotéis económicos em Bruxelas.

 

Qual é a melhor pousada de juventude em Bruxelas?

Se você está procurando um ótimo hostel em Bruxelas, então você deve verificar o Meininger Bruxelles City Centre. O hostel tem ótimas avaliações de mochileiros, foi recomendado por especialistas em viagens bem conhecidos e tem uma boa localização. Confira também nossa lista dos melhores hostels em Bruxelas.

 

Qual é o melhor hotel de luxo em Bruxelas?

Se o dinheiro não é problema e está à procura de um hotel de luxo em Bruxelas, então escolha o Rocco Forte Hotel Amigo. O hotel oferece um excelente serviço, tem uma localização privilegiada, foi muito bem avaliado por hóspedes anteriores e foi recomendado por críticos de viagens de renome. Saiba mais na nossa lista dos melhores hotéis de luxo em Bruxelas.

 

Quanto custa ficar num hotel em Bruxelas?

Para um hotel de 3 estrelas terá de pagar cerca de 100 € por noite e para um hotel de 4 estrelas terá de pagar 140 € por noite. Se está à procura de um hotel de luxo de 5 estrelas em Bruxelas, então pode esperar pagar cerca de 195 € por noite.

 

Qual é o melhor hotel em Bruxelas para casais?

Experimente o Hotel Made In Louise se estiver à procura de uma escapadela romântica em Bruxelas, pois tem excelentes críticas recentes de casais.

 

Arte de rua de Tin Tin

A melhor altura do ano para visitar Bruxelas

A melhor altura para visitar Bruxelas é na primavera e no outono. De março a maio e de setembro a novembro, o tempo é ameno, há menos multidões e os preços são razoáveis.

Na primavera, Bruxelas está em plena floração com tulipas e narcisos coloridos. As temperaturas são agradáveis, permitindo aos visitantes desfrutar de atracções ao ar livre, como o famoso Atomium e os parques pitorescos.

Em contrapartida, a estação do outono oferece aos turistas um cenário pitoresco com as cores deslumbrantes da folhagem da cidade. O clima ameno convida a passeios tranquilos pela cidade e a saborear a gastronomia local.

Nos meses de verão, de junho a agosto, pode ser quente e húmido, o que torna desconfortável explorar a cidade a pé. As multidões são também maiores durante esta altura, o que torna mais difícil encontrar o caminho para os pontos turísticos mais populares.

Nos meses de inverno, de dezembro a fevereiro, por outro lado, pode ser frio e chuvoso, o que é menos adequado para actividades ao ar livre.

 

Galeria Sint Hubertus

A melhor coisa que se pode fazer em Bruxelas

Há muitas coisas para fazer em Bruxelas e nos arredores, incluindo passeios de um dia, atracções, museus, visitas turísticas e muitas outras actividades. Aqui está a nossa lista de 3 coisas que deve definitivamente fazer quando estiver em Bruxelas:

 

Bilhete de entrada para o Atomium de Bruxelas

Visite este ícone de Bruxelas e da Bélgica e uma criação única na história da arquitetura. Vestígio emblemático da Feira Mundial de Bruxelas de 1958, o Atomium é a atração mais popular da capital europeia. Preço: 16 €. Mais informações.

 

Passeio e workshop sobre chocolate em Bruxelas

Passeie pelo Palácio Real e pela arquitetura Art Nouveau de Bruxelas e faça uma paragem para degustações em boutiques de chocolate exclusivas ao longo do caminho. Preço: 73 €. Mais informações.

 

Prova de cerveja belga em Bruxelas

Junte-se ao seu guia e treine as suas papilas gustativas para reconhecer uma boa cerveja belga e obter uma visão sobre o que distingue este líquido âmbar de outras cervejas em todo o mundo. Preço: 14 €. Mais informações.

 

Mais coisas para fazer em Bruxelas

 

Decidir onde quer ficar em Bruxelas

Em resumo, este guia apresentou as melhores zonas de Bruxelas, bem como algumas sugestões de hotéis e actividades. Agora, cabe-lhe a si decidir qual o bairro que prefere.

 

Os 5 melhores bairros para ficar em Bruxelas

 

Como pode ver, há muitas coisas para explorar, e decidir onde ficar em Bruxelas é importante. Quer fique na Avenue Louise, no centro da cidade, no Sablon, no bairro europeu ou em Ixelles, todos estes bairros estão bem localizados.

O ambiente da zona, o facto de viajar em lazer ou em negócios, o facto de viajar com a família ou com amigos e a proximidade das atracções que mais deseja visitar devem ser os factores decisivos. Seja qual for a sua preferência, irá divertir-se imenso em Bruxelas.

 

Panorama de Bruxelas

Preços dos hotéis: Médio
Hotel económico: 115 €
Hotel de charme: 155 €
Hotel de 5 estrelas: 195 €
Melhor área para a primeira visita: Centro
A melhor zona para famílias: Sablon
Melhor hotel de luxo: Rocco Forte Hotel Amigo
Melhor hotel boutique: Made in Louise
O melhor hotel económico: Jardim Secret
O melhor hostel: Meininger City Center

 

Mais sugestões para Bruxelas

Consulte os nossos outros artigos sobre Bruxelas:

Pousadas de juventude em Bruxelas

Hotéis baratos em Bruxelas

Hotéis boutique em Bruxelas

Hotéis de luxo em Bruxelas